Waiver do J1

Como eu consegui o waiver do requerimento de residência do visto J1

Se você está lendo este blog, provavelmente você participou de um programa da Fulbright nos Estados Unidos sob o visto J1 e agora pretende não cumprir o requerimento de 2 anos no Brasil. Você também deve ter ouvido de todo mundo que não cumprir o requerimento é impossível… E sim, é muito díficil, mas às vezes dá certo. Então, por que não tentar?

Antes de começar, pontos importantes:

É importante esclarecer que:

Vindo do Brasil, você pode estar em duas situações:

A primeira coisa que você precisa saber é que o processo todo dura cerca de 1 ano. O meu levou 11 meses, mas já ouvi falar de casos que levaram até 18 meses. Assim, comece o processo assim que possível se você tem planos de imigrar para os EUA no futuro.

Etapas do Processo

O processo todo tem as seguintes etapas:

Primeiro Passo: Abrindo o processo de solicitação do waiver

O processo todo é feito de maneira online, mas você precisa enviar a documentação por email.

O formulário online

O primeiro passo é preencher o formulário DS3035 online no link do site do Department of State.

Quando você preencher o formulário online, o site vai gerar um package que você vai precisar imprimir e enviar pelo correio (mais instruções abaixo). É nesta etapa que você precisa escrever um “Statement of Reason”, que basicamente é uma carta com cerca de 200 palavras na qual você tenta convencer o governo que você merece o waiver.

O statement of reason

Uma dica que fez toda a diferença para mim foi como escrever o statement. A nossa maior tendência é querer usar a nossa narrativa de vida (nosso drama pessoal) como justificativa: por exemplo, “voltar para o Brasil, vai atrapalhar meus planos de concluir meu doutorado”, ou “voltar para o Brasil vai me impedir de conseguir um emprego” ou qualquer coisa pessoal. Aqui vai o primeiro choque de realidade: o governo estadunidense não liga. Nós estamos falando de um dos países mais capitalistas do mundo e eles querem saber o que você pode oferecer para eles.

Eu organizei meu statement com uma narrativa clara: como eu ofereço um trabalho importante para os Estados Unidos e como me mandar de volta para o Brasil atrapalharia o fluxo desse trabalho. A minha bolsa de doutorado é paga por uma fundação que oferece serviços para professores do estado na Geórgia e eu trabalho algumas horas por semana para uma iniciativa do governo federal na qual ensinamos português para alunos da universidade irem se aperfeiçoar no Brasil através de uma iniciativa pública. Daí eu fiz uma carta falando sobre isso: como meu trabalho aqui é importante para o estado da Geórgia e para o governo federal e que, sem mim, as coisas iam desacelerar. É claro que você exagera uns pontos, mas basicamente tudo é verdade.

O importante é vender seu peixe. Você pode focar em como a sua pesquisa é importante para os EUA e se você parar, pessoas serão afetadas. Ou você pode se envolver em trabalho voluntário aqui e escrever sobre como seu papel na comunidade é importante. Ou seja, primeiro, garanta que você faz diferença no país. Segundo, escreva uma narrativa para convencer o governo sobre porque eles não podem perder você.

Taxas

Ao fim do preenchimento do seu cadastro, você vai precisar pagar a taxa de processamento. Quando eu pedi o waiver, essa taxa era de 120 dólares. E esse foi todo o valor que eu gastei no processo inteiro! (Exceto pelos gastos com o correio) Ou seja, comparado com os outros processos do governo, esse é relativamente barato.

Agora, você precisa imprimir todo o package gerado pelo site. Isso é importante porque você vai precisar da cópia do protocolo, especificamente da Third Party Barcode Page, para a próxima etapa.

Enviando os documentos

Agora você precisará enviar os seguintes documentos para o Department of State:

Coloque os documentos em um envelope e envie para:

P.O. Box 979037

1005 Convention Plaza

St. Louis, MO 63101–1200

Importante: confira no site se o endereço mudou!

Segundo Passo: Solicitando a carta de não-objeção do governo brasileiro

Esta etapa é a mais rápida do processo. Antes de mais nada, você precisa de uma “Carta de Não-Objeção” do Consulado Brasileiro em Washington D.C. dizendo que eles não se opõem a você não retornar ao Brasil.

Como solicitar a carta

Você envia um pedido para o governo para a “Carta de Não-Objeção” para o email waiver.washington@itamaraty.gov.br. Eles perguntam se você teve apoio de algum órgão brasileiro. Para participantes do programa FLTA após o ano de 2017, a resposta é não.

No email, você precisa enviar:

Lembre-se de NÃO enviar nada por site de compartilhamento (Google Drive, Onedrive etc.). Tudo precisa ser enviado em PDF.

Todo o processo da carta é gratuito. Você mesmo pode enviar o material sem precisar de um advogado.

Caso você queira entender melhor, o texto detalhado está aqui.

A minha carta ficou pronta em 48 horas (pode levar até 15 dias)! Assim, eu recomendo que você peça a carta no mesmo dia em que enviar todos os seus documentos para o Department of State para que eles cheguem lá juntos.

Terceiro passo: O processo e a espera

Agora começa a etapa de espera e tudo o que você pode fazer é ficar de olho. Para isso, você precisar usar o número do seu caso (está no DS3035) e consultar no site do Department of State.

Aqui vai uma cópia do meu calendário para você ter uma ideia de quanto tempo cada etapa pode levar:

Como você pode ver aí em cima, meu processo inteiro foi de abril de 2022 até março de 2023.

A Favorable Recommendation

Receber a Favorable Recommendation não significa que você conseguiu o waiver. Ainda falta uma última etapa: a aprovação da USCIS.

Quando você recebe a Favorable Recommendation, chegam duas cartas na sua casa (por isso você precisava enviar os envelopes) cerca de 2 semanas depois da atualização do site avisando duas coisas importantes:

Último passo: a decisão da USCIS

Geralmente, a USCIS aceita a recomendação (favorável ou não) do Department of State, mas em certos tipos de waiver (como o de Hardship, por exemplo), eles podem não aceitar. Ainda assim, você não tem o waiver até ouvir da USCIS que eles aceitaram ou não. Eu recebi uma carta da USCIS no dia 4 de abril, menos de 10 dias depois do Department of State avisar que eu tinha sido recomendado. Na carta, eles me deram um código para rastrear seu caso online.

De acordo com o seu caso, ele vai te dando atualizações como estas:

Como você pode ver aí em cima, cerca de duas semanas depois, eu vi a atualização de que meu caso tinha sido aprovado!

O waiver

Agora, falta apenas uma última etapa. Cerca de uma semana após a atualização no site, você recebe o documento final pelo correio: o waiver verdadeiro. É um documento letter-size bem formal dizendo que você conseguiu o waiver total. Naturalmente, eu não posso postar uma foto do meu aqui por questões óbvias.

No fim, é um processo longo e de bastante ansiedade, mas não é impossível (embora seja difícil). Caso você tente e consiga também, compartilhe sua história comigo para que eu possa atualizar detalhes aqui neste blog.

Tudo acaba bem quando acaba bem.

Boa sorte!